Um olhar diferenciado para 2012

Um dos importantes aspectos da cultura maia é a criação de um calendário que “termina” em dezembro de 2012. Isso talvez seja estranho, a princípio, para nossa visão de mundo moderna acostumada no tempo de forma linear, como se tivéssemos uma finalidade última em direção a um progresso. Esse “fim”, para nossa cultura, pode ser realmente visto como um “fim de mundo”, o tão temido apocalípse.

As culturas arcaicas, no entanto, consideravam o tempo não como uma flecha de mão única, com passado, presente e futuro bem definidos, mas sim como algo cíclico, considerando que cada final leva a outros inícios: uma espiral. Em cada “volta” desse trajeto cíclico, não se está mais do mesmo no ponto, mas em um patamar diferente.

O término do calendário maia, sob esse ponto de vista, não significaria o fim do mundo, mas o fim de um importante e longo ciclo da humanidade e o início de outro.

O que significaria esse início? Possivelmente uma profunda transformação em nossa forma de pensar, o que por sua vez afetaria nossa visão de mundo e como constituímos nossas instituições, regras, formas de vida. Ponto crucial desse novo momento, que para muitos já está em andamento, é um retorno ao mito.

Não se trata de um retorno aos modos de vida das civilizações arcaicas, como se fôssemos apagar o que aprendemos com a ciência, com o pensamento racional e com o avanço tecnológico, e, de repente, “dançar para fazer chover”. A mudança é mais sutil e, ao mesmo tempo, mais profunda: trata-se de uma reaproximação de nossas mentes em direção a uma dimensão sagrada do viver. Consequentemente, significa também uma reaproximação da natureza.

Se o pensamento moderno conseguiu desmistificar e dessacralizar a natureza, uma nova era que nos mostre uma realidade estendida indefinidamente além do horizonte de nossos conhecimentos controladores e racionais do presente pode, possivelmente, ser muito bem-vinda.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s