Calendário Maia

Nossa sociedade habituou-se a utilizar o calendário renovável, isto é, depois do 31 de dezembro, voltamos para 1 de janeiro e assim sucessivamente. No calendário maia é diferente! No deles, existe um prazo de duração de 5.200 anos, encerrando-se na data de 13.0.0.0.0. Alguns estudiosos buscaram aproximar a data indígena com o nosso calendário atual e chegou-se a data de 21 de dezembro de 2012.

Esta é a data que alguns especialistas dizem ser o fim do calendário maia, porém não se trata de um fim definitivo como muitos vêm afirmando por aí, lançando ao vento centenas de teorias apocalípticas, servindo de fertilizante para o imaginário coletivo sobre o que poderá acontecer com a humanidade nesta data fatídica.

A verdade é que se encerra um ciclo e começa um novo, sugerindo uma nova era; renovação, onde a humanidade poderá marcar a data para uma reflexão acerca de suas atitudes para com ela mesma e a natureza. Mas a transformação poderá não vir, se as pessas esperarem as coisas acontecerem. A mudança parte de dentro para fora e começa no indíviduo para influenciar à coletividade.

Uma coisa é certa: não podemos continuar com os ritmos de consumo e poluição praticados atualmente, se não estaremos mesmo próximos de um fim, mas aí os maias nada terão a ver com isso.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s