A tarefa do tradutor

Traduzir um texto de uma língua a outra não é somente um trabalho difícl… é uma arte.

Traduzir um livro, portanto,  é uma tarefa fora do comum.

E traduzir um livro como o de Daniel Pinchbeck é uma loucura!

É o que fomos percebendo quando nos propusemos a encabeçar essa tradução para o português. Felizmente, encontramos profissionais competentes e dedicados que abraçaram o projeto de tradução e revisão com rigor.

Diante dessa empreitada , deu para perceber que um tradutor não somente tem que ser profundo conhecedor das duas línguas (aquela do texto original e aquela para a qual o texto está sendo traduzido), como também conhecer a cultura desses diferentes “planetas”, além de ter familiaridade relativa com o assunto que está sendo traduzido.

O trabalho dos últimos meses trouxe à tona um texto que o pensador Walter Benjamin escreveu na dácada de 1920: A tarefa do tradutor (título que demos a este post). A tradução, para Benjamin, não é uma “cópia-xerox”, algo que espelha ipsis litteris o original, mas sim uma “trans-construção do original, uma recriação in-terpretativa dele, tocando-o como uma tangente toca um círculo, em um só ponto”, escreve Flavio Kothe, importante tradutor de Benjamin e de outros autores da língua alemã para o português.

Em um  livro como o de Pinchbeck, o tradutor, por um lado, tem que ser fiel às citações e explicações que o autor oferece sobre temas tão variados (da física quântica ao xamanismo, passando pela teoria crítica e por temas ligados à sustentabilidade). Por outro,  deve também  arriscar-se em um tipo de comunicação que  é poética e sublime – poemas de T.S.Elliot, trechos do livro de Jack Kerouac. O tradutor, dessa forma,  transpõe, tranforma, reforma e repoetiza.

Certamente, a tradução é uma parte  difícil e minuciosa do trabalho. E nos fez entrar em contato mais profundo com essa profissão antiquíssima que une culturas, pensamentos, aprendizados.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s