Além da razão

Na busca de novas formas de percepção da psique humana, Daniel Pinchbeck fez usos de substâncias psicodélicas. Em um dos capítulos de 2012: the return of Quetzalcoatl , que será traduzido para o português no final deste ano pela Editora Anadarco, o autor comenta suas experiências com DMT (dimetiltriptamina) – substância que é o equivalente psicodélico do bungee-jump – e faz diversos relatos de impressões sobre a separação da matéria e do espírito e como as viagens psicodélicas podem sugerir interpretações nunca antes imaginadas pela linha racional de dedução.

Sua influência para tais experimentos alucinógenos, se deu através de Terence McKenna, pesquisador sobre bases ontológicas do xamanismo e da etnofarmacologia da transformação espiritual. McKenna foi o primeiro autor a profetizar o final dos tempos com a chegada do ano 2012, por meio do calendário maia. E isso aconteceu em 1971, quando o pesquisador e seu irmão foram à aldeia de La Chorrera, nas profundezas da Amazônia colombiana, na esperança de encontrar o oo-koo-he, pó para inalação que contém DMT.

A DMT é produzida internamente no corpo humano, porém ainda é cercado de mistério sobre qual glândula é responsável por sua produção. A substância também está presente em vários gêneros de plantas (AcaciaMimosaAnadenantheraChrysanthemumPsychotriaDesmanthus,
PilocarpusVirolaPrestoniaDiplopterysArundoPhalaris, dentre outros). A Dimetiltriptamina é o princípio ativo da mistura ayahuasca, utilizada nos rituais do Xamanismo e é bem conhecida por índios brasileiros. Sua propriedade psicodélica tem efeito curto e intenso, quando fumada em forma de base livre.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s